Protetor de colchão: cinco motivos para usar e como escolher o ideal

Publicado em 16/02/2023

Você sabia que os seres humanos passam um terço da vida dormindo? É exatamente por isso que a proteção para colchão e um jogo de cama completo, com protetor de colchão impermeável, precisam ser levados a sério.

Hoje, elencamos cinco motivos para você começar a usar um protetor de colchão e saber como escolher o tipo ideal para o seu quarto!

Protetor de colchão X capa de colchão

Em princípio, os dois acessórios podem parecer a mesma coisa. Entretanto, eles têm funcionalidades completamente diferentes.

A capa de colchão, por não oferecer nenhuma proteção contra danos, cumpre apenas uma função estética, melhorando a aparência externa do colchão. Já o protetor de colchão tem o papel de, como o nome diz, protegê-lo contra danos que podem diminuir sua vida útil.

Um bom protetor de colchão, que cumpre sua função com eficiência, deve apresentar um bom elástico (para se prender bem ao colchão), boa respirabilidade (para não ser muito quente) e ter uma boa maciez (para não diminuir o conforto do usuário). 

Os cinco principais benefícios dos protetores de colchão

Facilita a higiene e limpeza: o corpo humano transpira cerca de 250 ml de suor por noite. Essa transpiração passa para o lençol e, eventualmente, vai parar no colchão – ocasionando manchas e odores. Um protetor de colchão impede que o suor e eventuais sujeiras tenham contato direto com ele, fazendo com que você precise lavar apenas o protetor ao invés do colchão completo, facilitando todo o processo.

É recomendado higienizar o protetor de colchão uma vez por semana. A limpeza pode ser feita diretamente na máquina de lavar, com água morna e sem amaciante.

Aumenta a vida útil do colchão: os colchões costumam durar aproximadamente dez anos, embora lavar o item com frequência e o acúmulo de impurezas acabe diminuindo essa vida útil. Ao usar o protetor de colchão, você aumenta a longevidade do produto, já que ele estará menos exposto à sujeira. 

Sem o protetor, a absorção do suor ainda prejudica as espumas do colchão, que não darão o suporte ideal para a coluna, gerando outros problemas além das questões de higiene.

Impede a infiltração de líquidos: quem tem criança em casa sabe como é preocupante lidar com colchões manchados de xixi ou de líquidos como refrigerantes e sucos, por exemplo. 

O protetor impermeável de colchão é feito com um material que não permite que os líquidos atinjam o produto, tornando-se o seu melhor amigo nesses acidentes domésticos.

Diminui as alergias respiratórias: Além de comprometer toda a composição do colchão, a infiltração dos líquidos transforma o colchão em um excelente local para a proliferação de fungos, ácaros e bactérias – os microrganismos responsáveis pelas alergias respiratórias. Segundo estudo do INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso), um colchão comum, sem protetor, acumula 3 milhões de ácaros em 10 anos. 

É então que se vê a importância de usar um protetor impermeável de qualidade e lavá-lo regularmente para garantir sua saúde e seu conforto!

São imperceptíveis no uso: o ideal é que o protetor de colchão fique bem rente ao produto, para que a pessoa se deite tranquilamente no colchão sem notar que ele está lá, cuidando do seu descanso. Eles costumam ser finos, macios e não provocam ruídos – além de serem práticos e fáceis de colocar. 

Depois desses motivos, fica impossível não querer um protetor de colchão, não é mesmo? 

Aproveite essa vontade para adquirir o novo protetor impermeável da Tecebem e garantir a integridade e a higiene do colchão por mais tempo. Esse lançamento, disponível para todos os modelos de cama, possui impermeabilização fundida à malha e apresenta uma ótima elasticidade, respirabilidade e maciez. Entre em contato e garanta o seu!