Malha ou tecido? Entenda as diferenças

Publicado em 20/06/2022

Você sabe diferenciar tecido plano de malha? No blog de hoje esclareceremos as diferenças de cada um para você não ter mais dúvidas!

Tanto o tecido plano como a malha possuem características distintas, por isso suas aplicações também são variadas. Não há muitas regras específicas para o uso desses tecidos e malhas. Hoje em dia se vê muito a mistura de ambos nas produções de moda e, para que além de bonito seja funcional e confortável, o responsável pela criação de peças – estilista – precisa conhecer muito bem as características de cada tecido e malha.

Antes de falarmos mais especificamente sobre cada um e abordar as suas aplicações, precisamos entender as características. Podemos dizer que a principal diferença – e mais notável – é que o tecido plano não estica muito quando você puxa as duas pontas da peça em direções opostas, a menos que tenha elastano em sua composição. Por sua vez, a malha possui entrelaçamento de fios, o que a torna naturalmente mais maleável.

Tanto a malha quanto o tecido plano podem ser produzidos com uma vasta variedade de fios de fibra têxteis, sejam naturais, modificadas ou sintéticas. É muito comum encontrar também tecidos planos e malhas que misturam fibras em uma variedade de combinações.

As fibras naturais são o linho, algodão, lã e seda. A viscose, rayon e cupro são fibras naturais modificadas (a matéria-prima é natural, mas passa por um processo de transformação), enquanto poliéster, nylon, poliamida e elastano são fibras sintéticas.

 

Malha ou tecido plano? Qual é melhor?

Cada peça tem um objetivo – seja silhueta ou caimento – e isso precisa ser levado em conta na hora da escolha, ou seja, os atributos que você deseja que sejam atendidos na peça final. Mas podemos dar exemplos: geralmente na alfaiataria e camisaria é utilizado o tecido plano; já a malha faz mais sentido na moda esportiva e praia.

 

Tecido plano

É constituído por um entrelaçamento dos fios de trama, mais os fios de urdume. Esse processo de construção do fio faz com que a elasticidade seja reduzida. Sua superfície é mais plana, sendo mais versátil tanto para peças sofisticadas e formais quanto para peças casuais. As peças de tecido plano costumam durar mais, fazendo valer o custo-benefício.

O tecido plano possui uma variedade de caimento: dos mais estruturados, como sarjas pesadas e com o caimento mais reto, aos mais fluidos, como cetins ou sedas. Vai da criação de peças mais formais (trajes de festas) às mais despojadas, como camisas fluidas. Podem também ser trabalhadas diversas formas na silhueta, combinando tanto com modelagens mais justas e marcadas como peças mais amplas.

 

Malha

Por sua vez, a malha é constituída por fios têxteis, que são tramados sempre na horizontal, na mesma direção. Por eles correrem na mesma direção, a elasticidade da malha é superior em comparação ao tecido plano. Um dos pontos positivos é que as peças de malha amassam menos e são mais fáceis de desamassar, sendo perfeitas para levar em mala de viagem. Além disso, as peças de malha tendem a ser mais baratas – mesmo as de fibras naturais.

Seu uso se concentra mais em peças confortáveis e despojadas, tendo foco na moda esportiva e praia – são dois segmentos que utilizam essa base por conta do conforto e flexibilidade que ela oferece. Hoje em dia é muito vista e utilizada em peças do streetwear, como moletons e calças jogger, além de ser utilizada em camisetas e até em camisa gola polo.

Tanto a malha como o tecido plano são versáteis, tonando-se possível criar uma infinidade de peças, modelos e estilos diferentes.

 

DICA BÔNUS:

Você sabe qual deles é melhor para trabalhar com sublimação?

É necessário ficar atento à composição do tecido ou da malha antes de comprá-lo, porque caso ele não possua poliéster você não vai conseguir fazer estampa com sublimação. Então, a primeira e mais importante pergunta que você deve fazer é: qual a porcentagem de poliéster na composição?

Se a resposta for acima de 60%, pode comprar sem medo! Menos do que 60% de poliéster na composição produz uma estampa desbotada.

O segundo detalhe é com relação à cor do tecido ou malha. Na sublimação não existe tinta branca. Então, se você quiser estampar peças coloridas você vai precisar usar um fundo branco – geralmente feito com materiais como o papel OBM ou o Power Film.

Nós da Tecebem Malhas indicamos malhas para fazer a sublimação, pois é a garantia de que a cor vai sair como idealizado e você não precisa se preocupar com a qualidade. Pois com o tecido é sempre uma incerteza, já que as cores terão influência do tom do tecido e a qualidade da estampa não ficará tão boa.

 

Entre em contato conosco e garanta as melhores malhas para as suas peças à pronta-entrega! Clique no link abaixo e confira nosso e-commerce.

Acessar

Acompanhe-nos nas redes sociais para saber mais! @tecebemmalhas